Tudo sobre a Placa de Patrimônio


O que é Placa Patrimonial ?


A placa patrimonial é um material par o controle dos bens de uma empresa. Esta identificação patrimonial pode ser flexível de poliéster ou rígida de metal, que foi desenvolvida para ser colada em ativos fixos das empresas. Esta etiqueta ou placa de patrimôno especial é fixada em local visível com informações para que seja feito o controle patrimonial da instituição publica ou particular.

A identificação patrimonial é usada para que se tenha um inventário de ativos e assim melhorar a segurança de casa um deles.

As placas de identificação patrimonial tem uma ampla variedade de tipos que vão atender a todos os requisitos de utilização. A escolha da melhor identificação patrimonial tem que levar em conta não só o material mas também o tamanho da mesma.

Cada tipo de etiqueta tem características únicas e são frequentemente usadas para situações que são diferentes como por exemplo onde vai ser aplicada.

A empresa que controla seus bens com etiquetas patrimoniais, mostra seu cuidado e zelo pelo que possui e controla descuidos de funcionários que causam prejuízos desnecessários.

Para que serve a Placa Patrimonial ?


Uma placa de patrimônio tem como objetivo ajudar com a manutenção, gestão e armazenamento de informações sobre a empresa. Na gestão patrimonial os bens móveis, devem ser identificados através de uma numeração sequencial, juntamente com a logomarca da empresa, podendo colocar também um código de barras ou até, se preferir um qr code. As informações devem ser impressas em uma etiqueta especial própria para este fim, ou seja, um material que tenha boa fixação e durabilidade, são chamadas de plaquetas ou etiquetas patrimoniais.

A empresa que controla seus bens com etiquetas patrimoniais, mostra seu cuidado e zelo pelo que possui e controla descuidos de funcionários que causam prejuízos desnecessários.

etiqueta ativo fixo

Como é feito o Controle de Patrimônio?


Primeiramente tem que adquirir a identificação patrimonial que pode ser placa ou etiqueta patrimonial. São identificadores de patrimônio que tem o seu formato retangular e com informações impressas nela.

A placa de identificação patrimonial tem um código de barra ou qr para que um software ou aplicativo de gestão patrimonial faça o controle.

Um software de gestão patrimonial fornece vários dados importantes como: fornecedor, data da compra e valor que foi investido naquele patrimônio. Também fornece  descrição detalhada e tempo de utilização.

O que é Etiqueta Patrimonial?


A etiqueta patrimonial são etiquetas adesivas especiais para uso de controle de ativos fixos em uma empresa, seja ela pública ou particular. São produzidas com material especial específico para que a mesmas sejam bem resistentse. Podem ser de poliéster ou Bopp que ambos são materiais da família do plástico e assim mais resistentes que etiquetas simples comuns como as de papel.

Quais informações na Placa de Patrimônio ou Etiqueta Patrimonial?


Em uma etiqueta ou placa de patrimônio tem na parte de cima o nome ou a sua logo e abaixo um código de barra com a numeração. Pode-se também por um aviso como a escrita PATRIMÔNIO para que a etiqueta ou plaqueta seja identificada como controle patrimonial. A ordem informada é comumente utilizada mas pode ser moficada ao critério da empresa.

Sobre a numeração, ela precisa ter facilidade para o controle da empresa. A que é a mais utilizada é a numeração sequencial apesar de existem outras maneiras como a alfanumérica que é composta por números e letras e também as por grupo e com dígito verificador. 

Na impressão das etiquetas e placas patrimoniais é importante conter várias informações para que a mesma seja funcional. Resumindo segue as informações que devem estar presentes na impressão:

Uma numeração única que normalmente é sequencial,

Um código de barras ou QR equivalente ao número escrito na etiqueta ou placa,

A identificação da sua empresa através do nome ou da sua logomarca oficial,

Por fim uma mensagem de aviso dizendo que é uma etiqueta de patrimônio.

etiqueta patrimonial personalizada

Qual é melhor identificação: Placa de Patrimônio ou Etiqueta Patrimonial ?


Uma pergunta importante que tem que ser respondida, antes de pensar em fazer a aquisição é saber qual a diferença entre plaquetas e etiquetas de patrimônio. No mercado tem grande variedade dos dois tipos e cada um informando quais as vantagens do seu produto. Porém qual realmente vai lhe atender depende de alguns fatores como onde vai utilizar e quanto está disposto a investir na identificação patrimonial.

etiqueta de patrimônio com código de barras

O que é a Placa Patrimonial de alumínio?

O que é a Placa Patrimonial de alumínio?


Até a pouco tempo a maior vantagem de usar a plaqueta de metal em vez de etiqueta é que a mesma, sendo de alumínio ou inox, são muito resistentes e podem ficar ao tempo, recebendo sol chuvas e ventos e podem durar muitos anos. A placa de patrimônio de alumínio é o padrão mais utilizado pelas empresas em geral para identificação patrimonial. A vantagem é que, quando coladas como cola forte permanente ficam bem fixas no local e resistentes a vandalismo.As desvantagens das plaquetas de alumínio são várias. Para começar o valor; estas plaquetas tem um custo maior do que as etiquetas de alta qualidade pois seu processo de produção é caro. Outra desvantagem é a forma que a mesma é fixada pois se não usa uma cola agressiva definitiva coloca-se rebites perfurando o patrimônio. As duas formas desvalorizam o material e quando for desfazer dos mesmos devido a plaqueta não ser removível. Por fim muitos dos fornecedores produzem com a impressão pelo sistema de sublimação que não é tão resistente como o material e podem sofrer com arranhões e tempo severos.

placa patrimonial de alumínio

O que é a Placa Patrimonial de inox?


Da linha de identificadores patrimoniais as plaquetas patrimoniais de inox são as mais resistentes do mercado. São indicadas para ambientes muito agressivos, como fábricas, metalúrgicas, locais que utilizam  produtos químicos, máquinas industriais e equipamentos pesados que ficam expostos a vandalismo além das intempéries do tempo. Devido a sua alta resistência e durabilidade, a placa de patrimônio em aço inox garante uma identificação a longo prazo. 

As desvantagens das plaquetas de inox, assim como as de alumínio são várias.Também é uma identificação de maior custo devido ao seu processo de produção. Outra desvantagem, também igual as de alumínio,  é a forma de fixação através cola agressiva definitiva (cola de motor de carro) ou rebites. A impressão também pode ser de baixa qualidade ser for pelo sistema de sublimação ou UV que não é tão resistente a ambientes agressivos

O ideal é que a impressão na plaqueta patrimonial de inox seja em baixo relevo produzido por fotocorrosão, pois não há o risco de as informações serem apagadas com o tempo. 

placa de patrimônio de inox

Qual a etiqueta de patrimônio de melhor qualidade ?


Agora existe no mercado etiquetas de máxima qualidade que são as etiquetas patrimoniais de poliéster cromo fosco que são super resistentes e as mesmas podem ficar no tempo, no sol ou chuva.

Vantagens das etiquetas de poliéster cromo fosco:

etiqueta de patrimônio

O que é Etiqueta Lacre Patrimonial ?


Uma outra opção bastante interessante são os lacres no formato de etiqueta de patrimônio que pode ser chamado de lacre patrimonial. Quando for colar sua etiqueta patrimonial em um objeto de alto valor como um computador ou equipamento técnico estes podem ser trocados. Com o uso dos lacre patrimoniais isso não será possível pois, ao se tentar trocar de lugar o adesivo, este vai ter um sistema de segurança que vai permitir sua remoção.

Lacre Patrimonial Void


O lacre Void é uma etiqueta adesiva que se for retirada de onde foi fixada vai aparecer VOID VOID VOID repetidamente. Existem outras etiquetas especiais que tem também a função de proteção como o lacre casca de ovo e os lacres destrutíveis. A diferença é que o lacre void é o único lacre que após retirado aparece mensagens. Existem diversos modelos sendo os melhores conhecidos como void Premium e o lacre void linha Extreme.

Lacre Patrimonial
Lacre Patrimonial Violado

Lacre Patrimonial Destrutível


No caso dos lacres destrutíveis eles vão se esfarelar em pequenos pedaços e assim como os lacres void estes também não podem ser recolocados.  Existem dois tipos de lacres destrutíveis: o lacre casca de ovo e os de Bopp com cortes de segurança. No caso do Lacre casca de ovo, este é mais potente pois seu corpo é de um material de pvc fino e bem sensível funcionando 1 segundo após aplicado. No caso do Bopp destrutível este possuem cortes de segurança na sua superfície para que os mesmos funcionem como lacre.

Lacre patrimonial destrutível

Como fazer Etiquetas Patrimoniais?


Algumas empresas por algum motivo ou apenas para um controle interno maior, tem preferência de produzir as suas próprias etiquetas patrimoniais. Neste caso tem que ter em vista que, devido as limitações de produção, somente produzir etiquetas de patrimônio para uso em áreas internas que não sofrem com muito manuseio nem vandalismo.

Primeiramente tem que ter adquirir as etiquetas sem personalização, ou seja etiquetas patrimoniais "em branco". Onde conseguir poderá ver a empresa indicada na página ONDE COMPRAR que a mesma tem vários tamanhos disponíveis. São etiquetas adesivas de Bopp resistentes e com cola forte para aderir em qualquer superfície limpa.

Depois tem que ter o equipamento adequado para a impressão discartando impressoras de papel como as de tecnologia jato de tinta e laser. Para imprimir de forma correta tem que ter impressora de termo transferência como as da empresa ZEBRA. Como dito anteriormente, são etiquetas de patrimônio para uso interno. Etiquetas de alta resistência para áreas externas não é possível produção própria, tem que adquirir em empresa especializada pois produção com equipamentos especializados. Há necessidade de material especial, corte e impressão com tecnologia mais avançada.

Duas impressoras ótimas para a produção das etiquetas para ativo fixo são as Zebras ZD 220 e a ZD230. Ambas tem suporte para uso de ribbons, que são indispensáveis para a impressão. O ribbon ideal é o de resina que o mesmo tem maior resistência do que o do tipo misto e cera. Existem várias outras marcas e modelos de impressoras de termo transferência que também são de qualidade mas a Zebra tem uma vantagem a mais.

A maior vantagem de se usar as impressoras da Zebra, além do fato que é marca referência do mercado, é o fato de que poderá utilizar o programa próprio da empresa chamado de ZebraDesign. Este programa é grátis e funciona perfeitamente podendo produzir suas etiquetas patrimoniais com código de barras ou qr sequenciais. Pode inserir a logomarca e outros dados em grande variedade de etiquetas adesivas. Serve também para impressão de etiquetas para outras aplicações.

Mais informações da impressora poderá verificar no próprio site: ZEBRA que tem mais informações detalhadas.  Tem modelos que, como a maioria da impressoras, se conecta através da porta USB e tem modelos mais modernos via wi-fi sendo mais práticas.

impressora para imprimir etiqueta patrimonial

Quanto custa Etiquetas Patrimoniais ?


As etiquetas de patrimônio tem uma variedade grande de modelos e tamanhos. A quantidade também vai influenciar o valor de cada pois, quanto maior o volume menor será o valor unitário. No caso de ser em branco, como mencionado acima, a etiqueta de Bopp pode variar de R$ 0,15 a R$ 0,50 por unidade. 

As etiquetas de patrimônio já impressas e personalizadas de Bopp tem custo aproximado de R$ 0,30 até R$ 0,65 e se for as de alta resistência produzidas de poliéster cromo fosco o valor médio varia de R$ 0,50 até R$ 0,80 a unidade. 

Lembro que, tem muita variação pois depende de vários fatores como tamanho, tipo de impressão (preto ou color), quantidade e qualidade do material.

etiqueta patrimonial poliéster

Quanto custa Placa Patrimonial de metal ?


As placas de patrimônio de alumínio são as mais em conta das placas de metal. Como no caso das etiquetas, a quantidade vai influenciar o valor e quanto maior o quantidade menor será valor unitário. As plaquetas patrimoniais de metal não tem como produzir na própria empresa devido a complexibilidade de produção.

As plaquetas de patrimônio de alumínio personalizadas tem valor unitário  aproximado de R$ 1,50 até R$ 2,00 quando impressas no sistema de sublimação que é de menor custo e não tão resistentes. No caso de placas com impressão de UV, de melhor qualidade, os valores unitários são a partir de R$ 2,50. Valores apresentados na medida padrão 46x15 ou 45x15mm.

Placas de patrimôno de Inox, as mais resistentes do mercado, são as que tem maior valor devido ao material ser mais nobre. A variação de valor vai se dever a espessura e qualidade de impressão. Como no caso das de inox, a impressão mais simples é de sublimação (menos resistente) e a melhor não é nem impressão e sim gravação em baixo relevo , bem resistente que pode ficar muitos anos ao tempo. O valor parte de R$ 3,00 e pode chegar a R$ 6,00 a unidade nas medidas padrão de mercado.