Códigos para Etiqueta e Placa Patrimonial


O que é Código de Barras da Placa de Patrimônio?


Para entender sobre etiquetas patrimoniais com código precisamos saber o que é um código de barras.

Código de barras que é conhecido mundialmente pelo seu nome em inglês barcode, é uma representação gráfica que através de sua leitura transforma em dados numéricos ou alfanuméricos. Sua leitura pode ser feita através de um scanner leitor de código de barras e atualmente no celular via câmera. 

São conhecidos por códigos 1D ou códigos lineares e sua apresentação é feita por barras verticais com diferença de espessuras. Os mais usados para etiquetas de patrimônio são os code 128 e o 39.

Utilizar números com ordem sequencial é a forma mais comum do uso da etiqueta de patrimônio. Depois de colocar as etiquetas nos objetos de sua empresa é só relacionar cada número a eles. Podemos exemplificar: monitor sala secretária - 00001, computador sala secretária - 00002, impressora - 00003 e por ai vai a  numeração sequencial com seus respectivos itens.

Como funciona o Código de Barras para Placa de Patrimônio?


O código de barras  é impresso, junto com outros dados, nas placas ou etiquetas para patrimônio. Estas identificações patrimoniais são fixadas nos bens da empresa como máquinas, móveis e equipamentos em geral. 

O código de barras na verdade é uma representação numérica ou alfanumérica que terá um único e exclusivo para cada bem que foi cadastrado. Cada placa de patrimônio que tem seu código de barras vai permitir fazer a contagem dos bens patrimoniais com agilidade usando um leitor óptico. Este leitor lê o código de barras e armazena os dados na memória, que depois transferi as informações para o sistema de gestão patrimonial da instituição. 

As normas ISO 9000, para as empresas privadas e o TC U para as instituições governamentais, recomendam que as placas ou etiquetas patrimoniais tenham impresso código de barras.

Etiqueta Patrimonial Numerada

O que é o código QR da placa de patrimônio?


Com a tecnologia mais recente do QR code, quando imprimimos nas placas e etiquetas patrimoniais, conseguimos inserir em um pequeno espaço várias informações que em um código de barras normal não se consegue.

Um grade vantagem de colocar um QR code nas suas placas de patrimônio é que podem ser lidas pela câmera de celulares, gerando economia de tempo e equipamentos pois não terá a necessidade de aquisição de leitor de dados.

Quais informações podem ter o código QR na Placa de Patrimônio?


Código QR que em inglês significa Quick Response (resposta rápida), é também um código de barras porém do grupo 2D ou seja bidimensional. 

Vemos grande vantagem do código QR frente ao código de barras normal: possibilidade de disponibilizar diversas informações como:

Etiqueta Patrimonial Holográfica

Muitas informações podem ser colocadas em um qr code que ocupa pouco espaço na sua etiqueta patrimonial. Assim sobrando espaço para colocar outras informações com folga como a logomarca de sua empresa de forma mais destacada.

Etiqueta Patrimonial Adesiva